Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Indefinição sobre prioridade na fila das vacinas gera polêmica no país - Rádio Clube 93,9 FM

Indefinição sobre prioridade na fila das vacinas gera polêmica no país

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, a ordem da fila da imunização já mudou algumas vezes. A princípio, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde criou uma sugestão de ordem: primeiro, os idosos com mais de 75 anos e trabalhadores da linha de frente da saúde, idosos institucionalizados e população indígena aldeada.
Em seguida, a fila prosseguiria com os demais trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos e, depois, portadores de comorbidades. Por último, entrariam trabalhadores da educação, forças de segurança, funcionários penitenciários, entre outros.

Porém, semanas depois, o Ministério trocou a lista, colocando todos os grupos prioritários juntos, delegando a escolha da fila para os governos estaduais. Cada um seguiu como quis, mas os portadores de comorbidades, os que têm maior possibilidade de desenvolver quadros graves da Covid-19, ainda não estão sendo imunizados.

Para o infectologista Renato Kfuri, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), não faz sentido vacinar um jovem saudável enquanto uma pessoa do grupo de risco segue desprotegida, principalmente em um momento onde o número de óbitos é alto e os hospitais estão lotados. “Quando se hierarquizou os grupos, a estratégia foi baseada em risco de adoecimento, hospitalização e morte, e manter a força de trabalho entre os profissionais de saúde que atuam no atendimento à Covid-19”, explica.

Fonte: Metrópoles

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados - Rádio Clube 93,9 FM - Brasília de Minas-MG