Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Índios Xacriabá manifestam no hospital de Brasília cobrando agilidade em cirurgia de criança - Rádio Clube 93,9 FM

Índios Xacriabá manifestam no hospital de Brasília cobrando agilidade em cirurgia de criança

Índios Xacriabá de uma aldeia de São João das Missões realizaram uma manifestação na noite desta terça-feira (17), na porta do Hospital Senhora Santana, em Brasília de Minas. Os indígenas percorreram mais de 200 quilômetros para questionar o que eles acreditavam ser a demora no atendimento de uma criança de 10 anos que aguardava por uma cirurgia ortopédica.

Em entrevista ao site Gerais News, o enfermeiro referência Técnica em Saúde Indígena, Marciel Bispo da Silva, disse que o menino estava internado no hospital há dez dias após quebrar o braço. A tribo da Aldeia Tenda não entendeu o porquê de todo o tempo da criança no hospital. Cerca de 45 pessoas participaram do ato que contou com cartazes que também pediam mais qualidade no atendimento à saúde da população indígena.

“A criança teve uma queda de cavalo no dia 8 de agosto. Ele foi levado para o hospital de Itacarambi onde ficou internado e de lá saiu a transferência para o Hospital de Brasília de Minas. Desde o dia 8 a cirurgia dele não foi realizada. Ontem completaram 10 dias que ele estava internado e o pessoal da aldeia sempre cobrando do porque a cirurgia não saia”, disse.

Segundo o profissional, a cirurgia vinha sendo adiada. “Tinha sido marcada algumas vezes e foi adiada e não dava justificativa para a família. Nesse momento a comunidade junto com a família se mobilizou na Aldeia Tenda e foi um grupo de 45 indígenas para o hospital para cobrar essa cirurgia”, explica.

“Graças a Deus a cirurgia foi feita ontem à tarde e a criança continua internada em recuperação. Os indígenas fizeram a sua parte que foi cobrar, esse é, inclusive, um diferencial da população indígena que quando algo desse tipo acontece a comunidade se junta para ajudar o outro”, finaliza Marciel.

Por meio de nota a assessoria de comunicação da prefeitura informou ao Jornal Acontece que a situação foi resolvida de forma tranquila com os indígenas.

“O menino foi internado no Hospital Municipal Senhora Santana com uma fratura no braço que apresentava grande inchaço. O profissional da ortopedia que o atendeu viu a necessidade de ser tratado esse inchaço, para depois poder fazer o procedimento cirúrgico. Havia a possibilidade de formar bolhas ou síndrome de compartimento. Ele não podia ser operado na situação que estava o braço. O menino ficou internado para melhorar o quadro e no tempo hábil foi feita a cirurgia sem risco para o paciente”, diz a nota.

Segundo a prefeitura, os índios foram ao hospital e ao serem informados de como foi todo o procedimento, disseram que a pessoa que acompanhou o menino ao hospital e obteve essas informações, não conseguiu repassá-las. E por isso, resolveram ir até a unidade.

De acordo com o município a presença dos índios na recepção do hospital não mudou e nem atrapalhou os serviços.

Por Jornal Acontece / Foto: Reprodução site Gerais News

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados - Rádio Clube 93,9 FM - Brasília de Minas-MG