Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tradicional carnaval nas cidades históricas de Minas ainda é incerto em 2022 - Rádio Clube 93,9 FM

Tradicional carnaval nas cidades históricas de Minas ainda é incerto em 2022

Em 2022, vamos ter Carnaval? Com o avanço da vacinação em Minas Gerais, cidades de tradição nesta festa, como Tiradentes e Ouro Preto, na Região Central do estado, não descartam as comemorações no próximo ano, mas ainda, a seis meses do evento, não possuem um planejamento pronto para que as pessoas voltem a ocupar as ruas, acompanhando os blocos.

O secretário de Turismo de Tiradentes, Cristian Silveira, pontua que conversas já foram iniciadas para decidir sobre a viabilidade de ter a comemoração.

“A gente está analisando bastante essa questão do calendário de eventos, principalmente do Carnaval do ano que vem. Ainda não temos nenhuma oficialização de como ocorrerá, temos conversado bastante principalmente junto aos nossos comitês, o Conselho Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio, com a Associação de Blocos, Polícia Militar, todos os órgãos competentes envolvidos nesse processo para que a gente tente viabilizar uma forma segura de fazer o Carnaval, de como formalizar esse protocolo, até porque em vias públicas sabemos que é mais complicado de controlar o fluxo de pessoas. Há uns dois meses estamos conversando sobre essa questão do Carnaval, há essa nossa expectativa de que a gente possa ter os eventos retornando ao nosso calendário”, enfatizou.

Em Ouro Preto, uma preocupação é estipular protocolos para que uma festa tão grande aconteça nos moldes tradicionais sem prejuízo à saúde da população, segundo conta o secretário de Turismo, Rodrigo Câmara.

“Sobre o Carnaval 2022 em Ouro Preto, todo o planejamento está sendo feito de forma convencional até mesmo pelos prazos que um evento desse porte necessita pra que seja realizado. É um dos maiores eventos que acontecem na cidade. Falar hoje que o evento acontecerá com certeza seria de uma forma leviana afirmar, até porque Ouro Preto aderiu ao programa Minas Consciente, que também determina possibilidade ou não da realização de eventos. Até mesmo a capacidade desses eventos. Então, são dois fatores a serem observados: o primeiro, obviamente, os protocolos do programa, e o segundo é a evolução da vacinação no município e no estado”, concluiu.

Para o secretário de Tiradentes, é o município valorizando a capacidade turística.

“A gente tem visto um aumento do índice de ocupação na cidade, principalmente aos finais de semana. A gente tem mantido em torno de 80% de ocupação média na cidade. Nos feriados, acaba que aumenta um pouquinho mais, chega a quase 90%. Isso vem subindo gradativamente, a demanda por Tiradentes vem aumentando. Até pelo site de buscas nós temos essas informações. O município tem focado muito nessa questão da sua vocação turística, parte cultural, religiosa, ecoturismo, o turismo rural, que são turismos que não são de massa. Até porque, nesse momento, os eventos de grande porte não estão ocorrendo no município pelo potencial de aglomeração. Temos trabalhado com os potenciais naturais da cidade”, encerrou.

Ouro Preto também está com as portas abertas para receber os turistas, de acordo com Rodrigo Câmara.

“A gente deve estar com, aproximadamente, 80% de todos os equipamentos turísticos funcionando no que se diz respeito a atrativos, entre museus, igrejas e a gente tem somente os equipamentos que são de gestão federal, a Casa dos Contos e o Museu da Inconfidência, que ainda permanecem fechados, com uma previsão de reabertura pra dezembro de 2021”, ressaltou.

Aos poucos, os cartões postais mineiros vão voltando a se destacar, mas a grande folia ainda é dúvida.

Fonte: Itatiaia

Deixe seu comentário:

© Todos os direitos reservados - Rádio Clube 93,9 FM - Brasília de Minas-MG